Cartografia

Cartografia
As práticas com mapas eram atividades subutilizadas nas escolas. Hoje se transformaram em preocupação fundamental para o ensino de Geografia. Importantes noções, como a própria localização espacial, são tratadas com o auxílio de mapas.


Atualmente observa-se que muitos profissionais voltados ao ensino da Cartografia estão desenvolvendo modelos para que alunos do ensino fundamental aprendam o que é uma escala, como é feita a representação do relevo, o que é uma projeção cartográfica etc, entretanto, sem se preocupar com o exercício da própria cartografia no cotidiano da escola, quando do ensino de outras disciplinas como geografia, história, sociologia, dentre outras que podem utilizar essa ferramenta e seus produtos no seu aprendizado.

Então, como ensinar Cartografia? Inicialmente o que deve ser feito é despertar o interesse do aluno para as aplicações cartográficas, conduzindo-o a exercitá-la sem que isto configure um tópico de uma disciplina ou ela própria. Afinal, por que aprender cartografia?

Este despertar para a cartografia pode se iniciar com o aluno ainda na pré-infância, através de informações elaboradas pela própria escola na forma de mapas, a respeito de sua vizinhança, acesso, meios transporte, segurança pública etc. Pelos pais, e depois o próprio aluno passará a elaborar seus “mapas”, independentemente de saber o que é escala, projeção ou qualquer técnica cartográfica.

Trata-se do exercício natural dessa ferramenta, que ocorre com o crescimento do conhecimento adquirido nas diversas disciplinas, das necessidades e do interesse do próprio aluno.

Sendo assim, reforço a causa defendida no ano passado, precisamos nos fazer valer desta importantíssima ferramenta em sala de aula, trabalhando conceitos e agregando valores e conteúdos em diferentes momentos, oportunizando uma aprendizagem reflexiva, crítica e com qualidade para os nossos alunos.
Texto adaptado de "Ensinando Cartografia", de Paulo César Gurgel de Albuquerque.

Fonte: http://fundamentalgeosv.blogspot.com.br/2011/02/importancia-de-se-trabalhar-cartografia.html