Catalogação


A catalogação do universo é uma classificação por agrupamentos cuja identificação é necessária.

Para isso Bispo inscrevia em cada objeto o seu nome, bordando-o com uma linha de outra cor, em geral mais clara.

Todas as peças foram rigorosamente recobertas, não deixando nenhuma parte da estrutura ou do objeto original à mostra; possuem unidade em relação à técnica utilizada: são enroladas todas da mesma forma e têm acabamento impecável, inclusive na confecção das letras construídas pelo bordado.


Arthur Bispo passava horas isolado, jejuando, costurando, bordando, ocupando-se em reconstruir o mundo em miniaturas.


Bispo se dedicou, com grande afinco e extraordinário senso de rigor, à sua missão, convicto de que tinha sido escolhido de Deus para reconstruir o mundo após o fim de tudo, repovoando a terra com seus “objetos mumificados”.


Buscava sua matéria-prima no cotidiano: sapatos, canecas, pentes, garrafas, latas, ferramentas, madeira arrancada das caixas de feira e dos cabos de vassouras, linha desfiada dos uniformes dos uniformes dos internos, botões, brinquedos, enfim, tudo o que a sociedade jogou fora, tudo o que perdeu, esqueceu ou desprezou. Compôs, a partir desse entulho, uma narrativa visual de sua passagem pelo mundo.


De meados dos anos 50 até sua morte em 1989, Bispo se dedicou, com grande afinco.

Existe um vasto acervo dos trabalhos de Bispo, composto de quase mil peças criadas ao longo de 50 anos.

Ao enrolá-los, todos da mesma forma, unificava-os em uma família: a dos escolhidos por ele.

Essa linha também os protegiam da ação do tempo para que permanecessem íntegros para o grande dia.

A partir desse momento deixavam de ser objetos comuns e passavam a ser aqueles que repovoariam o Universo.

Muitos dos objetos foram criados por ele.


Na falta do objeto que desejava, criava-o com sucatas de todo tipo jornal, madeira, arame, papel. Algumas peças criadas apenas representam o objeto real, como as escadas que Bispo criou em tamanho reduzido, e outros são praticamente iguais, respeitando não apenas o tamanho, mas principalmente o formato, de maneira a ser muito difícil saber quais são objetos reais enrolados deles quais foram feitos de sucata.

Bispo catalogou todas as coisas do mundo, que, segundo ele, seria apresentado a Deus no dia do julgamento final. Ele designou de “Registro sobre minha passagem sobre a terra”.